• Tabatta Inspira

Segredos de um corpo sem idade e uma mente sem fronteiras

Atualizado: 15 de Jun de 2020

Imagine agora que você está cortando um limão, agora IMAGINE chupando-o. Posso apostar que a suas glândulas salivares ficaram alteradas mesmo sem nem tocar no limão.

Esse é um exemplo bem simples de como nosso corpo responde a estímulos mesmo distantes. A inteligência do organismo funciona na desordem e no caos, contudo precisamos compreender como influenciar diretamente a inteligência das nossas células.


Continue lendo este post, baseado no livro CORPO SEM IDADE, MENTE SEM FRONTEIRAS, a alternativa quântica para o envelhecimento, do Deepak Chopra.



Uma das causas do envelhecimento é entropia!

Um dos modos mais simples de evitar entropia é  dar ao corpo algo para ele fazer.

Não há grupo que corra mais risco de depressão, doença e morte prematura do que pessoas completamente sedentárias.

Pesquisas realizadas com idosos demonstram que quando começam a se exercitar, em qualquer idade, inclusive aos 100 anos apresentam o mesmo aumento de força, resistência e massa muscular que um jovem.


O envelhecimento do corpo


Existem alguns pontos que Segundo cientistas interferem no envelhecimento do corpo:

- Massa corporal magra/ músculos - Força - Taxa de metabolismo basal - Gordura do corpo - Capacidade aeróbica - Tolerância do sangue ao açúcar - Proporção de colesterol - Densidade óssea - Regulagem da temperatura do corpo


Uma pessoa perde em média três quilos de músculo em cada década. E essa taxa ainda aumenta após os 45 anos.

A massa muscular e a força são as mais importantes porque a tendência do corpo de duplicar sua gordura e perder a metade dos músculos entre 65 e 70 anos cria muitos dos outros problemas de metabolismo. Uma das evidências do envelhecimento é o declínio de massa corporal magra.

Muitas pessoas engordam após a meia idade e pensam que seu problema é excesso de gordura, mas na verdade a pessoa está com pouca massa corporal magra, particularmente, músculos.


Gordura X Músculos


Gordura e tecido não tem o mesmo metabolismo, comparando, a gordura é muito mais inativa, ela serve como tecido de armazenamento de energia enquanto o músculo é um tecido destinado a gastar energia.

Uma pessoa com mais músculos do que gordura terá uma taxa metabólica mais rápida e assim poderá ingerir maiores quantidade de comida sem ganhar peso.

O músculo é responsável pela vitalidade geral do corpo.


Existe idade para se exercitar?


Essa ideia de que as pessoas mais velhas têm que ir com calma quando se trata em exercícios precisa ser repensada.

O mesmo regime de exercícios que constrói  músculos tem ajudado a corrigir as outras imperfeições. A pressão arterial e a tolerância açúcar melhoram, o metabolismo acelera e a capacidade do corpo de regular sua temperatura interna fica estabilizada.

Aptidão física também é intimamente relacionada com bem estar geral da pessoa.

Falo mais sobre como manter uma vida equilibrada neste post aqui.


O efeito quântico dos exercícios


O exercício tem um efeito quântico, independente do muito ou pouco que se faz.

Quando damos ao corpo uma chance para restaurar padrões sutis de funcionamento ele muda em seu estado total. Os ossos ficam mais fortes a medida que suportam mais peso.

Muitas pesquisas comprovam que o corpo mesmo exercitado em uma parte Separadamente responde como um todo. Como se o corpo todo soubesse que estava sendo realizado o exercício.

O corpo usa tanto a criação quanto a destruição para conservar seu funcionamento e seus processos vitais.

O trabalho constante não é a resposta do exercício. Ele tem que ser equilibrado pelo descanso, porque há extensa destruição do músculo durante o exercício e o músculo precisa ser restaurado em períodos de descanso.



Equilíbrio é a chave do rejuvenescimento


Em todas áreas da vida a chave é o equilíbrio:

- Moderação

- Regularidade

- Repouso                                                  

- Atividade

Tudo isso em equilíbrio e moderação! E não ir à extremos.

Regularidade significa seguir uma rotina consistente com repouso e descanso.


O aumento de consumo de carne vermelha e outros alimentos ricos em gorduras saturadas, como leite, queijo, sorvete, ovos está totalmente desequilibrado, trazendo assim doenças, ataques do coração, câncer de mama e câncer do colo.

Adquirir um estado cardiovascular satisfatório também é muito difícil nesta nova sociedade preguiçosa onde os prazeres estão ligados a rádio, televisão cinema que são mais atraentes, pelo menos superficialmente, do que o exercício.


“Todos nós temos que, conscientemente, nos opor a tendência no sentido de desfrutar de uma ociosidade física cada vez maior.”

Hoje não temos mais uma vida baseada e regulada pelo nascer pelo pôr do sol. Nós vamos dormir e acordamos quando bem entendemos, trabalhamos sentados, muitas vezes sem contato com ar livre e sempre correndo atrás do tempo. Porém nosso corpo não acompanhou este ritmo acelerado de vida.

Outro fator é que estamos sempre trabalhando vinculados objetivos de outros, nos são impostos horários e não temos poder de decisão.

Esta forma desequilibrada em que vivemos é um desafio as necessidades inatas do nosso organismo. “O corpo envia mensagens inequívocas quando suas necessidades não estão sendo atendidas.” O estômago está sempre dizendo que não está cheio e os músculos tremem quando forçados.

Não sabemos o que o nosso corpo pede, não entendemos os seus sinais e desistimos com facilidade dos desafios do corpo.

Sabemos que muitos fatores influenciam em uma vida equilibrada mas vou listar 7 que, independentemente do ritmo de vida, da condição física ou herança genética são hábitos extremamente simples:


- Dormir de 7:00 à 8:00 horas por noite

- Fazer uma refeição matinal quase todos os dias

- Não comer entre as refeições

- Ter um peso dentro do normal

- Atividade física regular, não importa qual

- Bebida moderada

- Não fumar


Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde diz que 2/3 das doenças sofridas na velhice são evitáveis. No topo da lista para aqueles que morreram mais cedo neste estudo estavam a vida sedentária e o fumo.

Um estilo de vida equilibrado é um dos passos mais importantes para retardar o processo de envelhecimento.

As verdadeiras decisões são tomadas pela inteligência do corpo, que é invisível. A fisiologia não é outra coisa senão inteligência em ação e cada processo tem lugar no interior da célula essencialmente é a inteligência falando consigo mesmo.

Como falei lá em cima sobre o limão, eu fiz uma mensagem para seu corpo e ele obedeceu, uma mensagem não é uma coisa, e no entanto o seu corpo transforma uma mensagem em uma coisa.


O poder das palavras no nosso corpo


Vamos pensar agora como passamos uma mensagem de nós mesmos para o nosso próprio corpo, a linguagem que usamos para nos referirmos a nós mesmos é de tremenda importância.



Tudo aquilo que ouvimos quando criança é refletido como nos vemos hoje, nós literalmente nos criamos a partir de palavras.

Então comece a observar quando você usa essas duas poderosas palavras: jovem e velho. Há uma enorme diferença entre dizer “estou cansado demais pra fazer isso hoje“, e “estou velho demais pra fazer isso“.

As palavras têm poder de programar a consciência.

Estou triste que nossa sociedade, carente de bons modelos de envelhecimento, revestiu a própria palavra com várias camadas preconceito.

As palavras são mais que símbolos, são geradores de informações biológicas.


Velho X jovem


Se formos além da falsa dualidade entre velho e jovem o que encontraremos é uma realidade diferente.

O corpo é matéria de mensagens sendo constantemente transmitidas. As experiências são capazes de alimentar a vida e ultrapassam em muito a biologia das células.

Quando alcançamos a idade adulta ganhar o respeito de um colega de trabalho afasta as doenças do coração tão efetivamente, com muito mais naturalidade, do que contar os miligramas de colesterol. O respeito faz o coração se sentir mais confiante e seguro, dois ingredientes que se adaptam a qualquer corpo saudável.

As decisões tomadas em termos de nossa felicidade básica, de nossa realização pessoal são exatamente as que determinam como envelhecemos.


Alimento emocional


O alimento emocional é muito mais poderoso do que o alimento físico. Duas pessoas fazendo a mesma dieta, porém uma recebendo estímulos emocionais desencorajadores e outra encorajadores, o corpo do segundo responderá de forma melhor.

Há algumas regras básicas que governam a inteligência de qualquer pessoa:


- A inteligência foi feita pra fluir; - Todo imposto de inteligência tem um correlato físico; - O corpo com conserva-se em equilíbrio através de ritmos e ciclos complexos; - Quando o corpo está em equilíbrio envia sinais de conforto, em desequilíbrio, desconforto; - Viver em harmonia com os ritmos do corpo vence a entropia por permitir o fluxo de informação biológica livre de atrito; - É necessário que pensemos, sentimos e nos movimentemos em ciclos equilibrados.

- O preço de perder o equilíbrio interno é muito alto.


A influência do estresse no envelhecimento do corpo e mente


estresse é um grande vilão do corpo nos dias atuais. Ele influencia a pressão do sangue.

A lembrança que o corpo tem do estresse desequilibra o ciclos normais. A melhor defesa contra esta catástrofe é preservar e renovar o instinto que o corpo tem.

Se o equilíbrio hormonal puder ser preservado, teremos um indicador confiável do que o fluxo de informações também está equilibrada.

Os causadores de estresse são:


- Falta de previsibilidade

- Falta de controle e

- Falta de válvulas de escape superar a frustração.


Para milhões de pessoas a vida é tão frustrante que sua única esperança de aliviar o estresse é comer e beber demais.

Estressante é a expectativa. Nós geramos os nossos próprios estresses usando como referência este mundo e os traumas nele impressos.

Estresse são memórias do estresse pois são as novas lembranças que ditam o que nos assusta ou nos enraivece. A perfeição da memória humana é assombrosa.

Lidar com o tempo também é um grande desafio do equilíbrio.


Meditação e rejuvenescimento



A meditação reduz a idade biológica.

Em cada estágio do crescimento espiritual, o maior aliado que se tem é o corpo.

Nós achamos que corpo e espírito são opostos, quando temos sensações que são centradas no corpo, como fome e sede, dor e prazer, não as consideramos como experiências espirituais.

A sensualidade, que também faz parte dessa experiência física, frequentemente considerada muito abaixo das alturas que a alma pode atingir, mas a espiritualidade também tem que ser sensual, pois uma pessoa espiritual é aquela que vive inteiramente no momento presente. O que significa viver integralmente no corpo.


A meditação é um recurso para derrotar o envelhecimento e é um objetivo espiritual legítimo. Hoje em dia vemos o corpo como uma máquina, monte de matéria que funciona sem inteligência própria, entretanto isto é um equívoco.

Há pessoas que renunciam ao corpo e que negam suas paixões ou tentam controlar seus desejos. Este tipo de preconceito contra o corpo contraria a natureza que o criou, Deus.

A natureza equilibrou a mente e o corpo e o espírito. Você não pode fazer absolutamente nada sem o corpo.

O corpo é a plataforma que nos permite que qualquer experiência seja realizada.

Compreensão e amor são expressões espirituais.

Em meio a tantas mudanças, há cinco realizações que a entropia não é capaz de alcançar e forma a essência da evolução pessoal através dos tempos:


- Eu sou espírito; - Este momento é como deveria ser; - A incerteza é parte da ordem geral das coisas; - A mudança está impregnada de não mudanças;

- A entropia não se constitui numa ameaça porque está sob o controle do infinito poder de organização.


“A incerteza da vida faz constantes exigências ao nosso mecanismo de lidar com incertezas.”

Resistir quer dizer que você tenta mudar os eventos, transformando os em outros, diferentes do que são na realidade, e reagir a eles com reações familiares e seguras.

Aceitação é saudável porque porque permite que você se livrar de qualquer estresse assim que ele ocorra;

A resistência não é saudável porque acumula resíduos de frustração, falsas expectativas e desejos e realizados.

Satisfação da vida;

Sentir prazer com suas atividades diárias;

Ver um significado em sua vida;

Considera ter alcançado seus objetivos mais importantes;

Ter uma auto imagem positiva e se considerar com méritos;

Ser otimista.


Na verdade nós envelhecemos porque acreditamos que vamos envelhecer, são crenças enraizadas na nossa cultura.

O envelhecimento é um círculo vicioso. Quando alguém espera ser desligado, isolado inútil após uma certa idade, criar condições que eram justificar a suas crenças. Se você estiver convicto de que envelhecimento natural inevitável assim como normal, seu corpo responderá  assim.

A consciência tem o poder de modificar envelhecimento, porém pode curar ou destruir. A diferença está no modo como a sua consciência se torna condicionada ou treinada pela suas atitudes crenças e reações.


"Tudo que for flexível e fluente tende a crescer, tudo que for rígido e bloqueado definha e morre." Tao Te Ching.

O potencial criativo é uma marca do não envelhecimento.

Segundo Deepak Chopra existem:


Fatores negativos que aceleram o envelhecimento


- Depressão;

- Falta de uma rotina diária regular; - Insatisfação com trabalho; - Falta de uma rotina de trabalho regular; - Incapacidade de expressar as emoções; - Sentir-se incapaz para modificar-se e modificar os outros; - Viver sozinho; - Ter que trabalhar mais de 40 horas por semana; - Dificuldades financeiras, dívidas; - Preocupação habitual o excessiva; - Arrependimento por sacrifícios feitos no passado; - Irritabilidade, raiva em excesso; - Criticar demais a si e aos outros;


Fatores positivos que retardam o envelhecimento:


- Casamento feliz, ou relacionamento satisfatório;

- Satisfação no trabalho;

- Sensação de felicidade pessoal;

- Capacidade de rir com facilidade;

- Vida sexual satisfatória;

- Capacidade de fazer e manter amigos íntimos;

- Rotina diária regular;

- Rotina de trabalho regular;

- Tirar pelo menos uma semana de férias por ano;

- Sentir ser capaz de controlar a própria vida pessoal;

- Tempo de lazer agradável, hobbies satisfatórios;

- Capacidade de exprimir sentimentos facilmente

- Visão otimista do futuro;

- Sentir-se financeiramente seguro, viver de acordo com suas disponibilidades;


Lembre-se que suas células e seu corpo são muito inteligentes. Eles sabem muito além! Então viva de forma equilibrada, não dê escassez para seu corpo nem exageros.

Continue me acompanhando aqui, para juntos termos uma vida equilibrada, longa, duradoura e com saúde.


Gratidão por ter chegado até aqui!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo