Previsões 2022 - Ano de Mercúrio - O que esperar?



Vamos relembrar...


Pela astrologia o ano começa em março, com a entrada do sol no signo de Áries, que marca também o equinócio de outono aqui no hemisfério Sul. Que acontecerá em 20/03/2022.


Para que você entenda que uma forma simples é bom entender que os signos NÃO são adjetivos, e sim ciclos, ciclos da natureza que formam as estações do ano. São arquétipos que representam essas energias. Áries é o primeiro signo, fogo cardinal, marca o início, a energia de ação. Por isso o Ano Novo.


Os signos cardinais são os que são os que dão início às estações do ano (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio).

Já o calendário que usamos atualmente, baseado no Sol, é o calendário gregoriano, que foi criado na Europa em 1582, por iniciativa do Gregório XII, com o objetivo de corrigir os erros do calendário anterior, Juliano. Ou seja, ele não segue ciclos naturais e não tem nada de esotérico ou místico ou holístico, é racional.


Entretanto, o Réveillon é uma data criada e ponto. Mas por todos estarmos vibrando numa energia de final de ciclo, essa energia se reverbera. Mas também vira uma bagunça né rsrs, porque num mês de Sol em Capricórnio, onde estamos com várias cobranças, metas, com as coisas alçando voo, chegam as festas e finais de ciclos.


Por isso, é um momento para parar, curtir, descansar e refletir sobre nossos verdadeiros objetivos.

Te convido a fazer algumas reflexões e atividades de transição de ano aqui.


Mas onde tem fim tem início. E seguimos com tudo de onde parou.


Todo início marca um renovar de propósito.

Vamos entender melhor?

Estamos ainda vivendo o ano de Vênus até 20/03/22, como uma preparação para o Ano de Mercúrio.


Ano regido por Mercúrio


Conhecido como o planeta mensageiro. Na mitologia romana é o mensageiro ágil dos deuses, inteligente e fluente.


Na astrologia ele representa comunicação, expressão, tecnologias, ideias, mente, intelecto, falar e ouvir, a forma como nos comunicamos, o que alimenta a nossa mente e a curiosidade. A expressão oral e escrita.


Assim, esses são os temas principais do ano de 2022. Podemos perceber um ano com muitos movimentos, trocas, informações mais aceleradas e um pouco mais superficiais. Um ano para usarmos o bom senso e a razão, a análise e o diálogo. Para usarmos também nossos talentos para melhor nos comunicarmos, estarmos mais curiosas para as conversas ao nosso redor e o quanto podemos aprender nas trocas cotidianas.


Ótimo ano para palestrantes, professores, oradores, ramo de vendas, logística, meios de transportes e tecnologias. Tudo o que envolve aprender e ensinar.


O Planeta Mercúrio é o corpo celeste localizado mais próximo do Sol, da Lua e da Terra. Inclusive o seu símbolo (☿) é a interligação do símbolo do Sol (um círculo), da Lua (no topo do círculo) e da Terra (a cruz embaixo do círculo). Portanto Mercúrio é o agente da comunicação, do intercâmbio, das trocas, das compras, das vendas, do conhecimento, dos estudos, da saúde (o Caduceu de Mercúrio é um dos símbolos da Medicina). A propósito, as palavras MERCado, MERCancia (marketing), coMERCio... derivam de MERCúrio (Fonte: saimagos.com).


Por isso, quando está retrógrado, Mercúrio desacelera e pede revisão desses assuntos. Revisão nos processos comunicativos e canais de comunicação. É um período bom para evitar lançamentos de coisas que envolvam logística, sistemas de computadores, pois a probabilidade de cometer erros e confusões é maior.

E ficará retrógrado três vezes em 2022:

  • 14/01 (Aquário 10°) a 04/02 (Capricórnio 24°) - 21 dias

  • 10/05 (Gêmeos 04°) a 03/06 (Touro 26°) - 24 dias

  • 10/09 (Libra 08°) a 02/10 (Virgem 24°) - 22 dias

Mercúrio rege os signos de Gêmeos e Virgem. Quando rege Gêmeos traz o ar mutável, ou seja, a mente rápida, que se adapta e é eclética para poder interagir em diversos e diferentes ambientes, é a curiosidade pelo novo. Quando rege Virgem traz a terra mutável, é a mente analítica, que separa e escolhe, que organiza e coloca em ordem, que estuda sobre métodos, saúde, ervas e tudo aquilo que serve para melhorar a vida.


Mercúrio representa nossa capacidade de compreender o outro e expressar o que somos e queremos.


A posição dele no nosso Mapa Astral Natal, tanto por signo quanto por casa, mostra a forma como nos expressamos.


O signo é o COMO nos comunicamos, os assuntos de nosso interesse, e como aprendemos.

A casa é ONDE somos mais adaptáveis, eloquentes, agitadas e comunicativas.

Se você nasceu com Mercúrio retrógrado, significa que você veio revisar e ressignificar a comunicação durante a vida, dos assuntos do signo e da casa onde ele está.


Todo mundo tem algo a compartilhar, que é único. A NOSSA PALAVRA, que pode ser uma medicina para nós mesmas e aos que nos cercam. Qual é essa palavra que você tem a dizer?


Integrando Mercúrio nos signos e nas casas:


Os planetas no nosso Mapa Astral Natal podem estar tanto integrados, ou seja, usamos bem essa energia em nossas vidas, como podem estar na sombra, ou seja, não integrados. Por isso, conhecer e ter consciência sobre a posição do seu Mercúrio é integrá-lo.


Problemas na comunicação, dificuldade de se expressar, de racionalizar, ser teimosa e resistente a novas formas de pensar podem ser exemplos de um Mercúrio não integrado.


O primeiro ponto a perceber é o elemento que esse planeta se encontra:


  • Fogo: se comunica com motivação, alto astral, impulso e alegria.

  • Terra: se comunica de forma realizada, com praticidade, estabilidade e bom senso.

  • Ar: se comunica por meio dos pensamentos, interação, sociabilidade e intelecto.

  • Água: se comunica com emoção, sentimentos e intuição.

O segundo ponto é o signo que Mercúrio se encontra. Sua mente é:


Mercúrio em Áries: é direta e franca, intelectualmente competitiva e falta paciência para assuntos mais complexos. Mente líder e empreendedora.

Mercúrio em Touro: é delicada e teimosa, fala calmamente e seduz ao falar. Mente voltada para o refinamento, luxo, comida e assuntos financeiros.

Mercúrio em Gêmeos: é esperta, eclética e ágil, tem a fala acelerada e boa articuladora. Mente voltada para a conversação, ensino e aprendizagem.

Mercúrio em Câncer: é cheia de memórias emocionais, pensa sobre o passado e é mais conservadora. Mente voltada para a proteção, cuidado, lar e assuntos de cunho emocional.

Mercúrio em Leão: é talentosa, vaidosa ao se expressar e dramática, intelectualmente criativa e artística. Mente voltada para a liderança, diversão e expressão.

Mercúrio em Virgem: é analítica, detalhista, inteligente e argumentativa, boa no discurso e na escrita. Mente voltada para a saúde, rotina e intelectualidade.

Mercúrio em Libra: é boa ouvinte, mediadora e negociadora, boa em manter a ordem e harmonia social. Mente voltada para as artes, moda e justiça.

Mercúrio em Escorpião: é misteriosa, investigadora, intuitiva e boa em guardar segredos. Mente voltada para assuntos místicos e profundos, política e assuntos misteriosos.

Mercúrio em Sagitário: é otimista, justa, filosófica, confiante e mensageira. Mente voltada para a educação, bons princípios, filosofias e assuntos religiosos.

Mercúrio em Capricórnio: é estrategista, disciplinada, concentrada e objetiva. Mente voltada para negócios, administração, burocracias e legalidade.

Mercúrio em Aquário: é científica, popular, ideológica e lógica. Mente voltada para assuntos sociais, ciência e política social, ideias ousadas e irreverentes.

Mercúrio em Peixes: é intuitiva, imaginativa, sonhadora e inspiradora. Mente voltada para a cura, espiritualidade, religião, expressões artísticas e musicais.


O segundo ponto é a casa astrológica que Mercúrio se encontra. Seus assuntos de interesse são:


Mercúrio na casa 1: identidade, personalidade exterior, corpo, iniciativa, individualidade e pioneirismo.

Mercúrio na casa 2: negócios rentáveis, posses, finanças, estabilidade, valores, apego, autoestima e segurança material.

Mercúrio na casa 3: comunicação, mindset, pensamentos, irmãos, parentes, mente, saúde mental e estudos rápidos.

Mercúrio na casa 4: família, casa, lar, pertencimento, mãe, raízes, emoções, crenças e vida íntima.

Mercúrio na casa 5: autoestima, prazer, lazer, jogos, diversão, filhos, paixões, romances e criança interior.

Mercúrio na casa 6: saúde, rotina, autocuidado, alimentação, trabalho, hábitos, limpeza física e energética.

Mercúrio na casa 7: relacionamentos, parcerias, contratos, associações importantes, interação, negociação, vínculos e processos judiciais.

Mercúrio na casa 8: morte, desapego, transformação, heranças, intimidade, sexualidade, misticismo e ocultismo.

Mercúrio na casa 9: viagens, culturas, estudos superiores, filosofias, espiritualidade, metas e cultura humanística.

Mercúrio na casa 10: vida pública, missão, carreira, sucesso, propósito, futuro, legado e administração.

Mercúrio na casa 11: vida social, amizades, grupos, compartilhamento, mídias sociais, ideais e fraternidade.

Mercúrio na casa 12: Inconsciente, doação, compaixão, sonhos, espiritualidade, arte e Eu interior.


Resumo astrológico de 2022


Visão geral:


Uma das tendências de 2022 será o encontro com pessoas. O avanço das vacinações, a abertura de fronteiras marcarão um tempo onde a sociedade estará com muito mais vontade e valorizando muito mais os encontros pessoalmente, o que pode trazer uma diminuição, ou maior seletividade nos assuntos e conteúdos consumidos na internet, principalmente redes sociais e cursos online.


O marco principal do ano é o domicílio de Júpiter em Peixes, que também encontrará Netuno em Peixes. Netuno entrou em Peixes em 2012 e é a primeira vez, desde então, que esses dois planetas se encontram, no signo que ambos regem. Eles também irão retrogradar, por quase seis meses, nesse signo.


Com a regência de Mercúrio, não haverá espaço para mente fechada e conceitos ultrapassados, o ecletismo e adaptabilidade terão ênfase, e aqueles que continuarem com antigos dogmas sofrerão tentando mudar algo que já não volta mais no tempo. Atualizações de velhos conceitos são bem-vindos! Compreender que não existe só uma verdade absoluta é estar em paz, ter a capacidade de manter a mente alerta, presente e alegre é sinal de fluidez na vida. Saber ouvir e aprender com as pessoas mais simples que convivemos diariamente é uma atitude sábia. Respeitar outros pontos de vista sem a necessidade de questionar ou discordar.


Marte vai retrogradar em Gêmeos, signo de ar. As retrogradações de Mercúrio iniciarão em signos de ar. Além de um ano de eleições, podemos perceber que não será um ano pacato, principalmente no quesito ar: nível social e intelectual.


Já pensou o quanto não querer saber ou buscar a verdade o tempo todo, não querer ter certeza sobre tudo, pode ser instigante?


Invista seu tempo em estudos, conversas com pessoas que acrescentem e te façam melhorar como ser humano. Esteja atenta aos sinais do universo, nas coisas mais simples e corriqueiras. Para isso é preciso treinar a consciência e o estado meditativo (presente no agora).


Palavras têm vibração, é um espírito, que carrega em si uma energia. Toda palavra (escrita, pensada ou falada) é uma semente que um dia vai germinar. Uma palavra bem dita é uma bênção, toda palavra mal dita (ou não dita) é uma maldição. Preste muita atenção esse ano nessas sementes que você está plantando por meio das palavras e pensamentos. Nossas palavras são fonte de magia.


Ano de cuidar da mente! Pratique a meditação! Pratique espiritualidade, e principalmente, aprenda a sentir e ouvir sua intuição. Muitos falarão e terão opinião sobre tudo, muitos buscarão mestres e salvadores, mas você deusa, sabe, que a verdade interna, a intuição, é o mais verdadeiro dos mestres.


Quando penso nessa regência de Mercúrio e a ênfase de Netuno e Júpiter em Peixes, bem como Saturno em Aquário, Urano em Touro e Plutão em Capricórnio, minhas ideias remetem à responsabilidade de amadurecer e de fato usar a mente para elevar a energia física e espiritual, e assim me desenvolver pessoalmente, entendendo, estudando e compreendendo as leis universais, aprendendo atitudes auto responsáveis, sendo impecável com a minha palavra.


Veremos avanços na cura da pandemia, mas ainda assim poderemos ver picos de caos e desordem em muitos países.


Uma retrospectiva:


2017 - ano de Saturno: que também começou a regência maior (de 36 anos) de Saturno. Passamos por restrições e limitações para assumir nossa autorresponsabilidade.


2018 - ano de Júpiter: expansão e crescimento. Definimos os caminhos que são verdadeiros para nós e que ressoam com nossa fé.


2019 - ano de Marte: estávamos lutando pelo espaço que abrimos, estávamos colocando ação e posição. Marte representa tudo o que é novo, iniciamos, plantamos :novas sementes, novos inícios, um novo EU.


2020 - ano do Sol: as guerras internas que vivenciamos em 2019 foram para termos consciência da nossa força. Vivenciamos a escuridão para encontrarmos a própria luz.


2021 - ano de Vênus: atrair o que verdadeiramente somos para termos parcerias, relações e associações mais equilibradas respeitando nossos próprios desejos.


2022 - ano de Mercúrio: comunicar a nossa verdade, as nossas vontades, aprender e ensinar por meio das pessoas que escolhemos estar perto.


Dicas para viver melhor o ano de 2022:

  • Não resistir às mudanças.

  • Não ficar apegado ao passado, em como as coisas eram, pois as mudanças são rápidas e se destaca quem se adapta e se adianta a nova realidade.

  • Reforme seus conceitos prévios, seus pensamentos, questionando-se e adaptando-se.

  • Faça planos conforme a NOVA REALIDADE, sem esperar que tudo volte ao normal.

  • Lembre-se: você não está aqui à toa, você tem uma contribuição importante para o todo.

  • As redes são importantes, o mundo e as notícias vão continuar, o que você precisa é aprender a equilibrar essas energias de altos e baixos, acessando a sua verdade, acessando o seu silêncio interno.

  • Tenha atenção com o que você compartilha. Você usa sua rebeldia com sabedoria? Você é um agente de mudança, só falar não muda, é preciso agir.

  • Reveja seus hábitos e ações conscientes ambiental e socialmente.

  • Suas diferenças contribuem, então trabalhe sua aceitação e autenticidade.

  • Debates saudáveis são bem vindos.

  • Compartilhe ideias e soluções ao invés de apontar problemas.

  • Desenvolva uma visão que reconhece os desafios e transforma em algo inspirador e belo para todos.


Energia principal de 2022

Luz: interação, fraternidade e empatia.

Sombra: escapismo e dispersão.

Atenção à: fofocas, intrigas e mente fechada para novos saberes.


Posicionamentos planetários importantes de 2022


Júpiter em Peixes – de 29/12/2021 a 20/10/2022 – fica 1 ano em cada signo, ou seja, esteve em Peixes há 12 anos atrás (em 2010).

Júpiter é o símbolo da expansão e crescimento, rege as viagens, fronteiras, leis, justiça e tudo que ele toca cresce, por isso também pode trazer o exagero e o fanatismo. Na Astrologia mundial rege também a economia, o emprego, os bancos e instituições financeiras, inflação, boas notícias, otimismo e oportunidades.


Peixes é o signo da adaptação, transmutação e cura emocional. Rege os sonhos, a fantasia, a espiritualidade, questões religiosas, coisas ilícitas, doenças, epidemias e pandemias, medicamentos, medicina, as águas, lixo, busca pela paz e compaixão.


Júpiter em Peixes traz a amplificação da pauta de todos esses assuntos em nível coletivo e social, e em nível pessoal na casa astrológica do seu Mapa, onde tem Peixes.


Esse posicionamento expande a esperança e a fé, traz a confiança no direito de sonhar, e principalmente a esperança para a cura. É possível que vejamos crescimento e expansão de tudo o que é místico, esotérico, espiritual, bem como religiões e templos, música e arte até mesmo viagens para lugares com essas características. Viagens em busca de relaxamento e contato com o sutil, meditação, yoga e locais com água.


Um ótimo ano para desenvolvermos nossa intuição, mediunidade, sensibilidade, para fazermos cursos e buscarmos filosofias espirituais. É aquele momento lindo de despertar o olhar para a magia que existe em nossas vidas, naquilo que está além do nível físico e visível aos olhos.


A sombra deste posicionamento podem ser os dogmas, a ilusão, a crença em coisas fantasiosas ou a busca por um salvador. O crescimento de assuntos relacionados ao lixo, enchentes, crimes ambientais relacionados às águas, notícias falsas. O principal aqui é focar na sua intuição e sensação, para se conectar com a sua verdade interna e buscar fazer a sua parte na cura do mundo.


Saturno em Aquário – de 22/03/2020 a 07/03/2023 – fica 2 anos e meio em cada signo.

Aquário é o simbolismo daquele que rega, que doa, é a solidariedade, o altruísmo, a cooperação, o estar entre as pessoas, os valores humanos. Aquilo que favorece o bem estar coletivo e que traz mobilização e inteligência social. Aquário é futurístico, fala de originalidade, mídias e avanços tecnológicos e na ciência.

Marca a noção de igualdade, respeito, liberdade, amizade de forma madura e responsável. É O COMPROMETIMENTO SOCIAL. Não é só ter ideias e pensamentos, é ser um AGENTE DE MUDANÇA. Aquário fala muito de um grupo, uma causa ou uma bandeira que levantamos, logo traz o comprometimento com essas causas ou ideais.

Podemos aprender sobre liberdade por meio da maturidade de nossas crenças, ideias e ideologias, porque é pelo que a gente acredita que vemos o mundo. E o chamado de Saturno é sobre essa atualização de ideias fixas que temos e que não contribuem para a mudança que necessitamos. E para mudar e inovar, pois as coisas não podem ser feitas de qualquer jeito. É necessário dar limites e ter compromisso com aquilo que criamos, fazemos e compartilhamos.

Será um ano de avanços tecnológicos e sociais. Tudo o que é inovador e traz progresso (Aquário), mas com cautela, um passo de cada vez, e que sejam colocados e testados na prática (Saturno).

O universo quer que evoluamos! E com grande sapiência colocou “Saturnão”, para nos ensinar essa lição de mobilização e inteligência social para fazermos um mundo mais autêntico, mais justo e mais colaborativo.


Saturno vai retrogradar durante 6 meses, como acontece todo ano, e em 2021 no signo de Aquário, que é aquele momento de observar se estamos verdadeiramente no caminho da evolução.


Urano em Touro – de 2018 até 2026 – depois de 84 anos.

Urano: surpresas, inovação, imprevistos, criatividade.

Touro: estabilidade, segurança, finanças, posses, economia, estilo de vida, abundância, qualidade, sinestesia.

Em 2018 sua entrada marcou a greve dos caminhoneiros no Brasil, mostrando que nosso sistema de distribuição precisava ser reestruturado.


Mudanças globais: de valores, de formas de pagamento, colaborativismo, formas de ganhar dinheiro, economia, mulheres pioneiras no mercado de trabalho, marca o início de uma nova visão da estabilidade.


A nossa própria conduta de depredação e contaminação da Terra é o que contribui para nossa conscientização e nos força a um novo comportamento perante o planeta. Essas mudanças acontecerão para que possamos entender como funciona o universo, para que avancemos em níveis superiores deixando para trás o materialismo, nos livrando do sofrimento.


Não será o fim do capitalismo, mas sim o início de um novo modelo de relação comercial que será construída, pois o nosso sistema atual já está em transformação.

Novos sentidos. Novos valores. Mudanças na forma de se alimentar. Mudanças na percepção de qualidade de vida. Mudanças e revolução nos hábitos financeiros.

Consciência da TERRA. Compreensão de que somos parte de um único organismo, que os reinos animal, vegetal e mineral, além de toda a matéria espalhada pelo Universo são seres vivos com uma consciência evolutiva.


Podemos observar, desde 2018 algumas mudanças nessas áreas, como o dinheiro em papel que é a cada dia menos usado, sendo substituído por moedas e pagamentos digitais, onde até os vendedores ambulantes hoje têm máquinas de cartão. A carne de plantas também é algo revolucionário, que mistura Urano (inovação) e Touro (comida). Além do Covid-19 e tempos de quarentena, que impuseram mudanças na forma como as empresas, a educação e todas as áreas se atualizassem para que os serviços não parassem. Entre outros tantos exemplos que eu poderia trazer aqui, a tecnologia de voz, que também trouxe grandes avanços na interatividade, sendo que Touro rege a garganta e a voz.


Netuno em Peixes – 2012 a 2026.

Cura e espiritualidade.

Sensibilidade, conexão, intuição, arte, terapia, autoconhecimento emocional, espiritualidade, compaixão.

Netuno fica em média 13 anos em cada signo e está em Peixes desde 2012, trazendo um aumento e expansão na procura por yoga, cristais, retiros, espiritualidade e experiências de bem-estar.


Plutão em Capricórnio – 2008 até 2023.

Plutão leva 248 anos para passar por todos os signos, está em Capricórnio desde 2008 e vai até 2023.

Significa: transformação/renovação. Morte = Mudança.

Em 2008, sua entrada marcou a grande crise mundial, eis que ele mexe com o poder, com quem tem o poder nas mãos.

Traz à tona o que precisa ser eliminado e curado na vida. Está matando as coisas que já cumpriram sua função. Tudo é impermanente, nada é para sempre. E ele faz isso lentamente para que possamos assimilar e transformar a sociedade.

Você precisa se renovar, reciclar as energias e velhas bases que já não sustentam mais a vida em sociedade. Quem já estiver fazendo esse trabalho vai renascer para uma nova estrutura, mais sábia e o propósito de vida ficará muito mais claro.

17/02

Júpiter em Peixes sextil com Urano em Touro

Dias positivos de harmonia entre o sonhar e o realizar, as coisas parecem mais possíveis e alcançáveis.

Oportunidades de libertações emocionais e espirituais. Criatividade e liberdade. “Guerras” internas e rompimento de padrões materiais e convencionais. Usar da criatividade para enxergar além e perceber outras possibilidades. O raciocínio pode ser mais filosófico e questionador.


Aspectos importantes em 2022


17/02

Júpiter em Peixes sextil com Urano em Touro

Dias positivos de harmonia entre o sonhar e o realizar, as coisas parecem mais possíveis e alcançáveis.

Oportunidades de libertações emocionais e espirituais. Criatividade e liberdade. “Guerras” internas e rompimento de padrões materiais e convencionais. Usar da criatividade para enxergar além e perceber outras possibilidades. O raciocínio pode ser mais filosófico e questionador.


12/04

Conjunção de Júpiter com Netuno em Peixes

Dias de muitos insights e sonhos. Positivo para a espiritualidade, rituais, meditação, terapias, cura e limpeza emocional.

Desafiante para foco, planejamento, ter certezas, vícios e escapismos tendem a ficar mais evidentes e há um certo exagero emocional. Cuidado com as falsas notícias, há mais sujeição ao engano. Júpiter pode expandir o negacionismo e a alienação que Netuno em Peixes traz, o que pode levar a problemas relacionados à pandemia.


03/05

Júpiter em Peixes sextil com Plutão em Capricórnio

Dias intensos, entretanto transformadores. Aquilo que estava escondido pode aparecer com força para que possamos curar e transmutar.

Perseverança e ambição. Produtividade em questões financeiras, negócios, dinheiro. Questões políticas envolvendo dinheiro. Certa rigidez em conceitos morais e pensamentos conservadores que podem ser quebrados pelo sutil de Peixes.


Tenha essas previsões e muito mais na palma da sua mão:




ASTRO PLANNER 2022

906 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo