O poder do AGORA

Atualizado: 15 de Jun de 2020

Oi pessoal! Esta semana terminei de ler o livro O poder do Agora, e gostaria de compartilhar minha opinião com vocês.


“Nenhuma outra forma de vida no planeta conhece a negatividade, somente os seres humanos, assim como nenhuma outra forma de vida violenta e envenena a Terra que a sustenta.Você já viu uma flor infeliz ou um carvalho estressado? Já cruzou com um golfinho deprimido, um sapo com problemas de auto estima, um gato que não consegue relaxar, ou um pássaro com ódio e ressentido?Os únicos animais que eventualmente vivenciam alguma coisa semelhante à negatividade, ou mostram sinais de comportamento neurótico, são os que vivem em contato íntimo com os seres humanos e assim se ligam à mente humana e à insanidade deles.”

É um livro super famoso, com mais de 8 milhões de livros vendidos. Enquanto eu lia ele e compartilhava no instagram, recebi algumas mensagens de pessoas me dando feedbacks e outras dizendo que tinham ganhado ou comprado mas não haviam lido. O que me deixou até um pouco intrigada, pois a “moda” não é comprá-lo ou vendê-lo, mas sim entender, assimilar e praticar os ensinamentos ali inseridos.


Mas ok! Quero dizer que demorei muito tempo para finalizá-lo, foi uma leitura muito estranha e diferente para mim. Não porque tenha uma linguagem difícil ou ideias jamais vistas, o lance é que eu não sei explicar o porquê. Simplesmente minha mente fugia das palavras e eu tinha que retornar ao início do parágrafo. Até pesquisei sobre isso e existem algumas teses na internet explicando porque a mente age dessa maneira quando deparada com algumas ideias. O próprio autor sugere pausas durante a leitura.

O poder do AGORA é simplesmente maravilhoso. Você deve ler! É desafiador, você concorda, sabe e entende o que é apresentado ali, mas muitas vezes parece impossível realizar. No decorrer da leitura você compreende que é possível sim viver no agora. Que só o agora existe.


"Mesmo quando há barulho, há sempre um pouco de silencio sob e entre os sons. Ouvir o silêncio cria imediatamente uma serenidade dentro de nós. Só a serenidade dentro de nós percebe o silêncio lá fora. E o que é serenidade senão a presença, a consciência livre de formas de pensamento?"

O livro de desenvolve em forma de perguntas e respostas, que surgiram de pessoas que participaram dos seminários, grupos de meditação e sessões do autor.


Eckhart Tolle, até os 30 anos, teve uma vida difícil e de inúmeros problemas até a sua iluminação. E acreditava que este livro chegaria nas mãos de pessoas que estão prontas para uma profunda transformaç