Minimalismo – menos coisas, mais tempo e dinheiro!

Atualizado: 15 de Jun de 2020

Você sabe o que significa minimalismo? Te convido a fazer uma reflexão nesse texto comigo!



Estamos vivendo em uma era de pessoas vazias. E esse vazio é constantemente “preenchido” por coisas.


Nossa tendência, nas últimas décadas, é agir como a multidão. Seguimos padrões de comportamento, de alimentação, de valores, de vestimentas, de ideias e opiniões. Parece que ninguém para e pensa em como e porque as coisas são de determinado jeito.


Estamos sendo criados por uma educação de massa em uma sociedade tecnológica, onde o ensino não condiz com a realidade e velocidade dos acontecimentos.

Vivemos por salário,


Vivemos para adquirir coisas,


Trabalhamos por dinheiro, e não por conhecimento.


O desejo por mais é algo que vem destruindo nossas vidas, nosso psicológico, nossa vida social, e nossa natureza! Esse desejo exacerbado gera uma total desconexão. Não estamos felizes. Estamos cada vez mais inquietos e depressivos. 


Somos influenciados, inconscientemente, para sentir INSATISFAÇÃO, pois tudo que desejamos logo fica “fora de moda” e “deve” ser substituído.


Um exemplo super real e que todos devem testemunhar é o famoso “black friday”, uma verdadeira enganção, onde nos vemos obrigados a adquirir algo porque supostamente está mais barato. Vemos pessoas brigando por coisas, gastando o que não tem e comprando coisas de que não precisam. Muitas pessoas se individando, e na outra semana vem o resultado de pilhas e pilhas de lixo (caixas, isopor, embalagens, sacolas…). É um belo caos!