Mapa Astral Infantil: Como funciona

Quando adultos procuramos saber mais sobre nós mesmos, e uma das ferramentas que nos auxilia é o Mapa Astral Natal. E se já pudéssemos utilizar essa poderosa ferramenta desde a infância, auxiliando nossas crianças para poderem viver e desenvolver a sua potencialidade?



O Mapa Astral Infantil funciona como um guia para pais, cuidadores, educadores ou qualquer adulto que tenha contato com uma criança. Visando que conheçam essas características para incentivar talentos e habilidades e ajudá-las a lidar com seus desafios e fraquezas.


O Mapa Astral da criança fala sobre potências e inclinações. Não determina, pois o meio social, cultural e a educação também influenciam esse Ser. Sendo assim, conhecer, dar espaço, auxiliar e incentivar as crianças pode ser um grande diferencial para o sucesso na vida adulta.


Quer aprender mais sobre Astrologia e como guiar sua criança conhecendo mais do seu próprio Mapa e do Mapa dela? As inscrições para o meu curso estão abertas. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Esta ferramenta mostra sobre como a criança percebe o mundo ao seu redor, como ela capta as informações, como é a sua maneira de interpretar os acontecimentos, como é a sua forma de se expressar, como ela enxerga a mãe, quais são suas preferências e principalmente, para o que é preciso estar mais atento para que a sombra de algumas energias não se manifestem ou para que aquilo que está em escassez não atrapalhe em seu desenvolvimento.


A criança é como uma sementinha. O que precisamos fazer é dar a ela o melhor ambiente para que essa semente germine e se desenvolva no seu melhor potencial, desabrochando para a vida toda a sua essencialidade.


Crianças nascem com sua bagagem espiritual também, como seus carmas e dharmas. Elas chegam ao mundo com toda pureza, mas também com todo esse potencial trazido e mostrado no seu Mapa Astral de nascimento. O que acontece é que durante a vida, em sua própria criação, ou até mesmo no contexto social em que vive, muitas limitações são inseridas, deixando assim, essa criança, afastada de sua essência e de sua natureza.


Quanto mais, nós adultos, nos tornarmos conscientes da criação, abrindo espaço para que nossas crianças possam viver o seu Mapa em potencial, melhor.


Pode fazer o mapa astral da criança quando ela ainda é um bebê?

Com certeza, quanto antes melhor.


É preciso lembrar que esse tipo de leitura é feita para os pais/cuidadores/educadores, ou seja, a pessoa que vai lidar diariamente com essa criança. Conforme essa criança vai crescendo é possível fazer a interpretação diretamente para ela.


Alguns conceitos básicos, a considerar, antes de analisar um Mapa Astral de uma criança.


Olhar para esse Ser como único;

Olhar o Mapa Astral de forma empática;

Consciência e conhecimento evitam a sombra ou energia mais baixa;

Estimular e dar espaço para esse ser SER;

Cada criança é um ser que traz suas histórias e seus carmas. Sua alma é velha;

Neutralidade. Não coloque pré julgamentos;

Não invadir a privacidade da criança.



Durante a criação podemos usá-lo principalmente para respeitar e entender a individualidade daquela criança e assim, ajudá-la a atender suas próprias necessidades. Na infância, a criança manifesta principalmente as características lunares, ou seja as características do seu signo lunar, pois é a Lua o instinto primitivo de defesa emocional e é também o primeiro contato de amor (através do seu cuidador), de amar e ser amada.


Crianças de Lua no signo de Terra (Touro, Virgem ou Capricórnio) e Água (Câncer, Escorpião ou Peixes), no geral, são crianças mais calmas e obedientes. O que nesse caso, seria super importante o cuidado para não criar crianças que reprimem as suas emoções ou são apegadas demais aos cuidadores.


Já as crianças de Lua no signo de Fogo (Áries, Leão ou Sagitário) e Ar (Gêmeos, Libra e Aquário), no geral, são crianças mais agitadas e expansivas. O que nesse caso, seria importante o cuidado para não criar crianças ansiosas por não saberem lidar com suas necessidades ou presas em casa sem contato com outras crianças.


Como fazer a leitura de um Mapa Astral Infantil:


Comece pela tríade principal: Sol, Lua e Ascendente, depois observe o elemento predominante, bem como o elemento faltante (se tiver), o Meio do Céu e Fundo do céu e os planetas em destaque.


Faça também a leitura dos planetas pessoais: Mercúrio, Vênus e Marte.


PONTOS PRINCIPAIS A ANALISAR:


SOL: reconhecimento de autoridade (figura paterna ou provedora). Reconhecimento da sua individualidade. Sua missão. O que traz vitalidade.


LUA: reflexo da educação. Afetividade. Como aprende a amar. Como percebe a mãe ou figura cuidadora.


ASCENDENTE: primeiras percepções sensoriais e motoras, seu corpo e sua singularidade.


PLANETAS EM DESTAQUE: aqueles posicionados no AC (Casa 1) ou MC (Casa 10).


ELEMENTOS PREDOMINANTES E/OU FALTANTES: Água, Ar, Fogo e Terra.

Veja sobre os elementos aqui.


MEIO DO CÉU: O mundo lá fora. Como a criança vai se sentir segura da sua missão externa. Fala sobre a sua realização e reconhecimento na vida adulta. É todo o Mapa Astral se potencializando na vida adulta dessa criança, deixando-a segura e confortável no seu espaço, cumprindo a sua jornada e deixando o seu legado.


Aqui vai um resuminho para te auxiliar na interpretação:

ÁRIES- MARTE- FOGO

Ação, assertividade, atitude, coragem, decisão, entusiasmo, excitação, impulsividade, independência, iniciativa, liderança, impaciência, agressividade, competitividade, individualismo, pressa.


TOURO- VÊNUS- TERRA


Perseverança, determinação, estabilidade, paciência, produtividade,

resistência, segurança, sensualidade, trabalho, materialidade,

empreendedorismo, força física, durabilidade, apego, teimosia,

solidez, concretude, obstinação.


GÊMEOS - MERCÚRIO - AR


Adaptação, comunicação, flexibilidade, leveza, movimento, troca, informação, curiosidade, inconstância, negociação, instabilidade, irritabilidade, dispersão, racionalidade, intermediação.


CÃNCER - LUA - ÁGUA


Afetividade, acolhimento, raízes, família, imaginação, intuição, lembranças, recordações, passado, proteção, casa, sensibilidade, indolência, melancolia, instabilidade, empatia, reserva.


LEÃO- SOL- FOGO


Coragem, liderança, força, determinação, criatividade, comando, crianças, alegria, egoísmo, narcisismo, dominação, controle, energia, nobreza, generosidade, brilho, vaidade, orgulho.


VIRGEM- MERCÚRIO- TERRA


Organização, crítica, pragmatismo, meticulosidade, perfeccionismo,

praticidade, simplicidade, variação, classificação, análise, observação,

comprovação, intolerância, ansiedade, diversidade, eficiência.


LIBRA- VÊNUS- AR


Diplomacia, estética, imparcialidade, justiça, persuasão, harmonia,

ponderação, reflexão, intermediação, indecisão, afetividade, instabilidade, tolerância, dependência, cooperação


ESCORPIÃO- PLUTÃO/ MARTE- ÁGUA


Transformação, sedução, planejamento, estratégia, investigação, controle, poder, regeneração, profundidade, desapego, destrutividade, dominação, frieza, intensidade, imposição.


SAGITÁRIO- JÚPITER- FOGO


Determinação, foco, expansão, conhecimento, progresso, insatisfação,

dogmatismo, abundância, meta, abstração, reflexão, obstinação,

impaciência, intolerância, otimismo.


CAPRICÓRNIO- SATURNO- TERRA


Determinação, disciplina, organização, planejamento, ambição, praticidade, objetividade, dureza, frieza, rigidez, estruturação, desconfiança, realismo, estabilidade, confiança, prudência.


AQUÁRIO- URANO/ SATURNO- AR


Renovação, revolução, rebeldia, inventividade, integração, cooperação,

solidariedade, novidades, inovações, excentricidade, intolerância,

imprevisibilidade, instabilidade, irritabilidade, sociabilidade.


PEIXES- JÚPITER/ NETUNO- ÁGUA


Sensibilidade, intuição, receptividade, sonho, fantasia, poesia, caos,

desorganização, inspiração, silêncio, profundidade, reflexão, contemplação, confusão, nebulosidade, absorção.


O que podemos descobrir sobre a criança na fase adulta?


Podemos ver inclinações profissionais, se ela for estimulada e ter espaço para ser ela mesma. Também podemos ver áreas de interesse (casas astrológicas com mais planetas, stellium e a casa do Sol), como serão os relacionamentos, e por uma análise mais aprofundada de trânsitos planetários poderemos ver os períodos da vida mais abundantes e alegres, bem como, outros mais desafiadores.


Quer aprender mais sobre Astrologia e como guiar sua criança conhecendo mais do seu próprio Mapa e do Mapa dela? As inscrições para o meu curso estão abertas. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Aqui vão algumas sugestões de como estimular a criança a partir do seu signo lunar:


Lua em Áries:


A criança de Lua em Áries necessita de bastante movimento para gastar energia. Vê a mãe como alguém ativa e autoritária, a líder e às vezes até um pouco brava. Por ser um signo de fogo, combinado com as qualidades lunares, suas emoções são mais imediatistas e pode haver uma certa dificuldade de colocar em palavras o que sente, precisando assim da ajuda dos pais ou cuidadores para entender e nomear as suas emoções. É uma criança agitada, proativa, com vontades próprias, com características natas de liderança e também podendo ser um pouco impulsiva, por isso é importante trabalhar com ela a importância e o impacto do seu agir.


Atividades ao ar livre, no parquinho e que envolvam uma competição saudável são indicadas, correr, jogar bola, atividades que envolvam esportes também agradam essas crianças. Como precisam se sentir livres e desenvolverem a autonomia, é importante incluí-las nas tarefas diárias, deixar com que façam as coisas do seu jeitinho, estimular elas a se vestirem sozinhas, calçarem os sapatos e dar opções para que ela possa escolher.


Para ajudá-las a entender suas emoções, é bem interessante ler para as crianças desse signo lunar, livros que falem sobre as emoções como raiva, ansiedade, ódio e propiciar orientação adequada em relação à atitudes egoístas, impacientes e agressivas, promovendo assim relacionamentos mais harmoniosos.


Seu instinto de defesa é o ataque.


Lua em Touro:


A criança de Lua em Touro necessita de brincadeiras que envolvam o toque e a sinestesia. Vê a mãe como alguém calma, atenciosa, firme, carinhosa, teimosa e que dá a ela tudo o que ela precisa. Por ser um signo de terra fixo, há uma maior tendência à teimosia e também uma resistência a mudanças, entretanto uma rotina bem estabelecida faz essa criança se sentir segura. Pode ser uma criança tímida, apegada, carismática e também muito esperta.


Coloque-a em contato com diferentes texturas, sons, cheiros e objetos para que estimulem os 5 sentidos, estimule o contato com a natureza e com objetos naturais. Brincar com "comidinha" pode ser uma boa atividade, assim como dar a oportunidade dela participar do preparo das refeições da família. Touro regido por Vênus, também abre espaço para estimular atividades artísticas junto a essa criança, como por exemplo, pintar, desenhar, colorir e atividades afins.


Por também poder ser apegada às coisas materiais, seus brinquedos, roupas e afins… ensinar sobre a partilha e ensinar sobre valor e educação financeira são ótimos estímulos para uma vida adulta mais equilibrada nesses âmbitos. Seu senso estético é apurado, por isso deixe-a em ambientes agradáveis, confortáveis e acolhedores.


Seu instinto de defesa é a paralisação.


Lua em Gêmeos:


A criança de Lua em Gêmeos necessita de um repertório amplo e vasto de brincadeiras e atividades. Ter opções e dinamismo ajuda bastante essa criança que é versátil e necessita de estímulos intelectuais, pois pode se entediar com facilidade. Vê a mãe como alguém inconstante, comunicativa, jovial e ansiosa. Por ser um signo de ar, essa criança é esperta, agitada e pode se mover através da curiosidade, criatividade e sociabilidade, por isso estimule-a a fazer perguntas e buscar respostas. Deixe que ela socialize com outras crianças e adultos, converse bastante com ela.


Evite telas, vídeo games ou desenhos agitados, pois já há uma tendência a excitação mental e essa exposição a telas a deixaria muito mais ansiosa e irritada. Em contrapartida, deixe-a em contato com livros, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, jogo da memória, atividades de escrita, pesquisa, desperte a criatividade dela ao contar histórias e falar sobre curiosidades.


Pode haver uma tendência a se dispersar, a não continuar o que inicia e querer estar em ação o tempo todo e também a ter variações de humor, devido a energia geminiana. Como gêmeos é um signo flexível, essa criança pode se deixar moldar/se adaptar conforme o ambiente. Ajude essa criança a concluir e realizar tarefas que estimulem o foco e também proponha a ela ter momentos de descanso, que a permita descansar a mente. Quanto ao ambiente emocional, é a mente que comanda as emoções, portanto analisar e nomear suas emoções também se fazem importantes.


Seu instinto de defesa é a fala e argumentação.


Lua em Câncer:


A criança de Lua em Câncer precisa estar constantemente com seu potinho de amor cheio, e ao mesmo tempo ter “coisas” nas quais possa distribuir esse amor. Ter um pet, uma plantinha são ótimos, já que ela tem talento para cuidar. Vê a mãe como alguém frágil, sensível e carente, mas muito amorosa e acolhedora. Por ser um signo de água, pode ser uma criança com sensibilidade em abundância, principalmente com aqueles que sentem segurança, como por exemplo, pessoas que a cuidam diariamente. Com estranhos pode ser mais reservada e ficar na defensiva.


Brincadeiras com bonecas, casinha (tanto para meninas quanto meninos), brincar de cozinhar, rever fotos, contar histórias e compartilhar momentos em família, estar junto, abraçá-la são algumas atividades importantes, pois as recordações preenchem a sua alma. É uma criança sonhadora, por isso pode ser legal estimular atividades criativas. É importante nutrir com ela o senso de família, de estar junto, de a família ser o seu Porto Seguro, e nesse caso, cabe aos cuidadores passar essa segurança. Abrace muito essa criança, faça muito carinho nela e também ensine-a e dê o exemplo de que é possível e seguro demonstrar amor e afeto pelas pessoas.


Há uma tendência a ressentimentos e mágoas. Geralmente suas birras são por carência, causando estresse emocional. Evite atitudes superprotetoras para com a criança, deixando-a mais livre para experienciar suas emoções.


Seu instinto de defesa é o choro.


Lua em Leão:


A criança de Lua em Leão necessita de movimento e que também seja estimulado a sua autoestima e criatividade. Vê a mãe como uma heroína, alguém vaidosa, poderosa, controladora e que tem questões com a autoestima. Por ser um signo de fogo, nascendo com essa Lua, a criança pode irradiar luz, alegria e diversão, ter um coração gigante. Abra espaço para que essa criança possa sentir segurança e acolhimento em ser tudo isso. O pai ou figura masculina será mais impactante nas suas memórias.


Atividades interessantes podem envolver dança, imitação, brincar de se fantasiar, deixar ela livre para escolher suas roupas e “se enfeitar”. Algo que é interessante aqui é não elogiar demais a criança por coisas que ela usa, por exemplo: “que lindo seu tênis da minnie!”. Ao invés disso elogie o caráter e atitudes, encoraje-a, reconheça as coisas boas e avanços que essa criança dá. Por exemplo: “meu amor, fiquei muito feliz que vi você ter uma atitude respeitosa com seu amiguinho.”, “meu amor, estou muito orgulhosa que você se vestiu sozinha, está orgulhosa também?

Sentir-se vista e orgulhosa é algo importante para essa criança.


Há uma tendência à dramatização e até a aumentar as histórias. É um líder nato e exerce forte domínio sobre os outros, por isso invista em conversas sobre manipulação e a importância de não mentir. Muitas vezes as mentiras são para proteger alguém, pois tem esse instinto de leoa que protege suas crias. Uma dica importante é não chamar a atenção dessa criança na frente dos outros, faça em particular, ensinando-a a reconhecer seus erros e a aprender com eles.


Seu instinto de defesa é o orgulho.


Lua em Virgem:


A criança de Lua em Virgem necessita de previsibilidade, rotina e hábitos. Vê a mãe como alguém que trabalha bastante, que é batalhadora, mas que cobra e exige bastante também. Geralmente são crianças mais reservadas, fechadas e não gostam de bagunça ou agito, por isso abra espaço para falarem, compreenderem e classificarem as emoções. O signo de Virgem é representado por uma mulher, a deusa da colheita, da fertilidade e da terra. É um signo de terra mutável, que através do esforço separa o que serve do que não serve, doa o alimento, melhorando a vida de todos, por isso é um melhorador, que busca aperfeiçoamento constante e quer se sentir útil.


Brincadeiras que estimulem a escrita, o raciocínio lógico, brincar de escolinha, atividades que envolvam os alimentos, a saúde, e também atividades que entrem em contato com o seus dons artesanais, ajuda essas crianças no desenvolvimento dos estímulos motores. Deixe-a em contato com a natureza, com a terra, ensine a plantar, sobre os ciclos naturais, sobre as fases da Lua, o plantio, a poda e a colheita. Faça com que essa criança se sinta útil no ambiente familiar, portanto, dê a ela tarefas, ensine sobre partilhar e delegar, uma vez que, essa lua pode trazer uma certa tendência à centralização e a sempre achar que somente ela faz o melhor.


A criança de Lua virginiana quer cuidar dos detalhes e das pessoas que fazem parte da sua rede de amor, querem um ambiente que esteja sempre bem organizado e acham que precisam ser boas em tudo o que faz, o que as tornam auto exigentes e autocríticas. Ajude-as a entender que não existe perfeição e que tudo bem, às vezes, não obter um resultado perfeito, que ela está em um processo de aprendizado. Estimule nela a organização, a guardar os brinquedos após brincar, a arrumar e ordenar as suas coisas e que cada coisa tem o seu lugar, mas também mostre para ela que também haverá momentos de caos e desordem e que está tudo bem.


Seu instinto de defesa é a crítica.


Lua em Libra:


A criança de Lua em Libra tem necessidade de socializar, é justa e se sente segura quando está se relacionando de forma harmoniosa com as pessoas. Vê a mãe como uma mulher bela, vaidosa, justa, racional e sociável. Por ter um signo de ar em sua lua, pode ter uma tendência a fazer de tudo para ser aceita, para que gostem dela e de ser devota ao outro, por isso, estimule a sua individualidade, a ideia de que nem todo mundo vai gostar de todas as atitudes delas e que está tudo bem não agradar, já que as pessoas são diferentes umas das outras.


Brincadeiras como pintura, artes, ballet, música, dança, atividades que tragam leveza, senso de partilha, que a ajudem a formar opinião, ter jogo de cintura, fazer escolhas e ouvir e contar histórias, podem ser atividades que agradem essa criança. São crianças simpáticas e fáceis de se comunicar e que acatam ordens facilmente, por isso cabe aos cuidadores fazerem o máximo para evitar uma educação autoritária, caso contrário, as chances de ela experimentar relações submissas no futuro será muito grande. Inclusive pode ser a mediadora de conflitos familiares, pois possui dom conciliatório, facilidade de se colocar no lugar do outro e preza pela harmonia dos ambientes.


Possui senso estético apurado, toma decisões apenas quando domina as emoções e com certeza, ela é aquela que cativa a todos ao seu redor com muito charme, já que gosta de estar em contato com outras pessoas. Estimule essa sociabilidade, o senso de “trabalhar” em grupo e a sua capacidade de unir todos ao seu redor. Lembre-se que Libra é um signo de Ar: comunicAr, socializAr, pensAr, falAr e expressAr suas escolhas.


Seu instinto de defesa é a articulação.


Lua em Escorpião:


A criança de Lua em Escorpião necessita de intensidade, paixão e muito afeto. Vê a mãe como magnética, intensa, ciumenta e em alguns casos pode se sentir rejeitada ou ter uma relação de disputa de poder com a mãe. Por ser um signo de água, essa é uma criança que sente tudo de forma muito intensa, mas que gosta de se demonstrar muito forte, não quer demonstrar suas vulnerabilidades, não pede ajuda quando precisa e pode ser fechada em relação às suas emoções e sentimentos. É misteriosa e pode guardar traumas sem ninguém perceber, por isso, ter boas conversas, levá-la a terapia e uma boa educação emocional caem muito bem.


Brincadeiras de detetive (já que tem visão detalhista), adivinhação, esconde-esconde, compartilhar histórias com mistérios e segredos, deixá-la se expressar no campo da arte, realizar atividades que a façam suar, como pega pega, andar de bicicleta e estar em contato com a água são atividades que podem estimular essa criança.


Pode gostar de disputas de poder e podem se chatear facilmente. Como seu cérebro e cognições estão em desenvolvimento, talvez não consigam se expressar de forma tão branda quanto os adultos. Nesse caso, cabe aos cuidadores ter muita paciência de entender que é só uma criança e aprofundar-se em uma disciplina positiva. É interessante ensinar a essas crianças desde novinhas sobre educação sexual, os tabus da vida como a morte, o luto e a espiritualidade, porque tudo isso vai ajudá-la na vida adulta.


Seu instinto de defesa é o drama.


Lua em Sagitário:


A criança de Lua em Sagitário necessita de movimento, tanto espacial quanto intelectual. Gosta de aprender e ser desafiado, gosta de movimento e exploração. Vê a mãe como alguém inteligente, aventureira, mente aberta e um pouco exagerada. Por ter a lua em sagitário, um signo de fogo, é aquela criança que vai amar viajar, ir à escola, conhecer lugares e pessoas novas, aprender outras línguas e descobrir coisas novas. A curiosidade e o interesse pelo novo a move, e ela se adapta a qualquer lugar, tem facilidade para fazer qualquer lugar do mundo o seu lar, pois quer viver tudo na pele e experienciar o que a vida tem a mostrar a ela.


Brincadeiras que envolvam o explorar, a natureza, imitação e mímica, um senso de competição saudável e que demandem energia como queimada, pique bandeira, pega pega, andar de bicicleta e/ou patins e atividades ao ar livre são indicadas. Dê a essa criança uma mochila com livros e uma barraca e a veja se divertir. Por serem crianças entusiasmadas, a maioria pode gostar de esportes. Envolva-a e converse sobre assuntos de culturas, ideologias, religiões e política, estimulando assim a sua paixão nata por conhecimento.


Ensine-a sobre a constância para que não percam o entusiasmo quando as coisas deixarem de ser novidade. Mostre-lhe que nem tudo será aventura o tempo todo e que há diversão e muito a se descobrir naquilo que podem considerar "velho". Propicie liberdade e espaço para ela, mas auxiliando-a a compreender a necessidade de limites, para que não cometa exageros na alimentação ou em qualquer área da vida.


Seu instinto de defesa é a grosseria.


Lua em Capricórnio:


A criança de Lua em Capricórnio necessita de previsibilidade, ordem, rotina e uma dinâmica familiar estável. Vê a mãe como uma pessoa mais séria, forte, trabalhadora e um pouco rígida. Por ter um signo lunar de terra, geralmente vai racionalizar as emoções e querer calcular os passos que vai dar para saber onde estará pisando. Precisa sentir o chão e a estrutura das coisas para assim se sentir segura.


Brincadeiras na natureza, em contato com a terra, jogos de tabuleiro como banco imobiliário, atividades que envolvam realizar um trabalho ou exercer profissões, que desenvolvam seu senso de responsabilidade e concentração são atividades que podem agradar as crianças de lua em Capricórnio. Peça ajuda a ela para planejar as coisas, para fazer a lista do mercado, contabilizar as contas e organizar alguns ambientes. Mas também, permita que ela seja criança, não deixe que ela assuma tantos compromissos. Estimule que ela brinque, se suje e tenha momentos de ócio para aflorar sua leveza e criatividade, sem precisar estar ligada a muitos métodos.


É aquela criança mais boazinha, comportada, que se faz de forte e madura, que já sabe o que quer e não quer e a tendência é se comportar como um mini adulto. Por ser assim e se virar sozinha, ser muito independente, os pais podem acabar deixando de dar tanto carinho e sendo exigentes demais. É importante nutrir os vínculos familiares, o apego e principalmente ajudá-la a ter suas emoções reconhecidas e nomeadas. Ela pode ser bem exigente com quem se relaciona, então não se assuste se não tiver muitos amiguinhos, pois a exigência a torna um pouco mais reservada, mas quando se torna amiga de alguém é a mais confiável e dedicada, afinal vai se expressar mais por atitudes e gestos do que através de palavras.


Seu instinto de defesa é a razão.


Lua em Aquário:


A criança de Lua em Aquário necessita de liberdade, de estar em grupo, de estímulos mentais e de ter respostas. Vê a mãe como ousada, diferenciada e imprevisível. Por ter essa Lua num signo de ar, pode ser mais racional quanto às emoções, não gostar de dramas, gostar de novidades, ter uma visão ampla sobre a vida e sobre as pessoas, ter visão de futuro, ser antenado e bem imprevisível emocionalmente. Além de poder ser aquela criança cheia dos "porquês", afinal a essência aquariana questiona o padrão que lhe é apresentado.


É bom encorajar brincadeiras com essa criança de montar quebra cabeças, jogos da memória, dominó, contar e criar histórias, desenhar e fazer atividades dinâmicas. É bom estimular a curiosidade, deixar questionar e permitir que ela seja autêntica. Outra necessidade é fazer amizades e estar em um grupo, é bacana que os pais ou cuidadores estimulem esse dom natural de ser social que ela carrega, ou até mesmo de estar mais com coleguinhas e/ou primos. Quando quiser mudar algo em prol do coletivo, será a líder do movimentos, pois é aquela que vai se engajar na escola e tem o dom de ser humanitária.


Algo a observar é a tendência à falta de confiança em si, pois pode se achar muito diferente das outras crianças. Estimule-a a aprender a valorizar o que sente e compreender que suas diferenças são sinal de originalidade. Pode transparecer algumas vezes ser um pouco rebelde e transgressora à ordens e regras, por isso é legal ensinar sobre a importância das regras e ajudá-la a lidar com a autoridade.


Seu instinto de defesa é a rebeldia, ser do contra.


Lua em Peixes:


A criança de Lua em Peixes necessita ser acolhida emocionalmente, precisando de muito colo e afeto. Vê a mãe como sensível, amável, mas também confusa. Por ser de um signo lunar de água, ela é afetada emocionalmente por tudo e todos que a cercam, por isso pode ser difícil para os cuidadores saberem o que de fato essa criança sente, afinal os ambientes e as pessoas podem causar variação de suas emoções. Para ela nada é pequeno, por isso todo cuidado ainda é pouco com o seu mundo de fantasias e sonhos, ajude ela a saber diferenciar a fantasia do real para a aprender a ser mais realista.


Ela se sente bem sonhando, já que isso traz conforto, por isso estimule sua imaginação através de arte, escrita, imagens, tintas e com brincadeiras que envolvam criatividade, inspiração, união e cooperação. É legal que ela tenha seu espaço, seu quartinho, para então ter seu tempo sozinha com suas próprias emoções e sonhos, já que Peixes é um signo que também representa a reclusão.


É uma criança movida pela intuição, com forte poder de imaginação e que vive com os pés no ar, pois é do alto que surge sua inspiração. Tendo a Lua em peixes, essa criança pode ter uma tendência à desordem, falta de senso de rotina e dificuldade de concentração, por isso é interessante ter ordem e arrumação em casa, ter regras claras e bem definidas, além de convidá-la a participar das funções da casa como: colocar a roupa no cesto, tirar o prato da mesa. É uma criança muito empática e dedicada ao outro, por isso vai sempre querer ajudar e salvar os animaizinhos, os amiguinhos ou qualquer um que esteja ao redor. Sendo assim, também ter facilidade de guardar dores, rancores e mágoas que muitas vezes nem são suas. É importante ensiná-la a cuidar da sua energia e a separar o que é dela e o que é dos outros em seu campo emocional, por isso forneça apoio a ela, leve-a na terapia desde novinha, inclua ela em atividades ligadas a religião e espiritualidade.


Evite atitudes e crenças que possam imprimir na criança sentimentos de culpa, insegurança emocional e sensação de serem vítimas das circunstâncias ou de terem que se sacrificar excessivamente pelo bem das pessoas. Ensine-a desde pequena que é importante olhar para dentro, para as próprias emoções e sentimentos e saber nomear quando alguma situação é boa ou ruim para o seu bem estar.


Seu instinto de defesa é o choro.


Que possamos acolher e guiar cada vez melhor nossas crianças!

Com amor,

Tabatta






408 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo