• Tabatta Inspira

Astrologia, vamos do básico!

Atualizado: 5 de Jul de 2020



O que é?


Astrologia não é “achismo”, nem adivinhação e nem superstição. É uma ciência que é capaz de descrever com grande assertividade os traços de nossa personalidade, comportamentos, ciclos favoráveis e de crises, oportunidades, caminhos que tendem a fluir mais, e tendências de acontecimentos para o ano de uma pessoa. Tudo através de ferramentas e muito estudo.


Astrologia é uma linguagem do universo, traduzida em símbolos, é uma mensagem de toda essa energia, que nos mostra porque algumas pessoas respondem diferentemente de outras em determinados fatos.


É o estudo da movimentação dos astros no céu e como eles impactam a Terra, a natureza e todos que aqui habitam. Ou seja a movimentação dos planetas e o comportamento humano.


Há mais de quatro mil anos a astrologia é um meio de observação, da qual nasceu as estações do ano e os ciclos e fases da lua. A Astrologia está entre os primeiros aprendizados humanos, antes da escrita. Uma prova disso é que registros de seus estudos podem ser encontrados em ruínas de quase todas as civilizações antigas, desde a Grécia à Babilônia, da China até Roma.


Muito mais do que signos, Astrologia é dada a partir de cálculos complexos (hoje feita por sistemas apropriados), onde a pessoa ou objeto analisado é o centro, por isso é geocêntrico, pois é a visão à partir da Terra, onde a pessoa analisada é o centro.


Existem diversas ferramentas dentro da astrologia: o mapa natal, as progressões, o mapa de revolução solar, o mapa de revolução de cada planeta, astrologia mundial (astrocartografia), sinastria (comparação entre 2 mapas), os trânsitos diários. Um astrólogo consegue reunir todas estas informações tanto para fazer previsões quanto para falar de acontecimentos passados.


Mapa astral – O que é?


O MAPA ASTRAL, É UM RETRATO DO CÉU NO MOMENTO EM

QUE VOCÊ NASCEU, O INSTANTE DA SUA PRIMEIRA RESPIRAÇÃO, NO QUAL OS PLANETAS ESTAVAM EM POSICIONAMENTOS PELAS 12 CONSTELAÇÕES QUE FORMAM O ZODÍACO: ÁRIES , TOURO, GÊMEOS, CÂNCER, LEÃO, VIRGEM, LIBRA, ESCORPIÃO, SAGITÁRIO, CAPRICÓRNIO, AQUÁRIO E PEIXES.


E ao entender como o céu funciona e nos influencia podemos estar mais alinhados e fluir com a natureza. Podemos planejar compromissos em dias mais favoráveis, estarmos mais presentes e conscientes no nosso dia a dia e compreender que certos momentos pedirão mais esforço, dedicação e atenção e outros estarão mais leves.


Alguns conceitos básicos dos planetas e signos para você ficar por dentro de tudo:

É importante sempre ressaltar a importância de conhecer seu próprio mapa astral, por mais que não saiba interpretá-lo, saber os pontos principais te ajudarão. Se você não sabe o que é o mapa astral e para que serve eu explico neste outro post.

Você pode fazer seu mapa gratuitamente no site astro.com clicando aqui. Precisa saber o horário exato de nascimento.


Os astros se movimentam e as coisas aqui na Terra se movimentam também. É assim há milhares de anos! A astrologia é um estudo milenar. Alguns planetas se movimentam mais rapidamente, outros levam anos para passar em um signo.


O que são os signos?


Os signos são espaços no céu, que formam um círculo (visto do ponto da Terra). Os signos astrológicos são os doze setores de 30 ° da eclíptica. E os planetas andam por essa órbita. São arquétipos, tipos de energia que viemos desenvolver, tornar essa energia consciente.


Quer saber mais sobre os signos? clica aqui.


O que são os planetas?


Os planetas são estados de consciência das pessoas, enquanto os signos são a forma como desenvolver e trabalhar essa consciência.

Ser Libriana, escorpiana, capricorniana… significa que o sol estava passando pela constelação deste signo quando nascemos, mas você não é só sem signo solar. Pois nos baseamos pelo calendário solar. O sol fica 30 dias (30 graus) em cada signo.


Planetas lentos


Júpiter –   1 ano em cada signo

Saturno – 2, 5 anos em cada signo

Urano –  7 anos em cada signo

Netuno –  13 anos em cada signo

Plutão –  Variável, já ficou 25 anos em Câncer, 20 anos em leão, 11 anos em Libra, 11 anos em Escorpião, 15 anos em Sagitário e atualmente está em Capricórnio.  – (Planeta transpessoal)


Planetas Rápidos ou pessoais


Sol –  mais ou anos 30 dias em cada signo

Lua – 2 dias e meio (52 horas) em cada signo

Mercúrio –  15 dias em cada signo

Vênus –  24 dias em cada signo

Marte–  40 dias em cada signo


Aplicação no dia-a-dia


Os planetas mais rápidos são o que mais afetam nossa personalidade e nosso dia.

Principalmente a lua. Ela rege as nossas emoções, nossas reações emocionais e tudo aquilos que precisamos receber para nos sentirmos emocionalmente bem. Pois isso entender que ela fica tem um ciclo de 28 dias transitando por 12 signos e 4 fases é tão importante.


As fases da lua (7 dias cada)


Lua Nova – momento de plantio

Lua Crescente – momento de fazer acontecer

Lua Cheia – momento de enxergar e comemorar

Lua minguante – momento de introspecção e revisão


A lua nos signos


Conforme a lua vai passando pelos signos vai trazendo reações emocionais, que podem gerar tensões ou fluidez, conforme a fase. Então saber diariamente como estamos sentindo esses impactos é estarmos abertos e disponíveis para vibrar com o TODO.


O sol, por ficar 30 dias em cada signo, nos dá a oportunidade de, todo os anos, revermos os assuntos que aquele signo nos traz de reflexão. Então é sempre importante estarmos atentos por onde esse sol anda, inclusive observarmos onde temos esse signo no nosso mapa de nascimento.


A astrologia é um conhecimento muito antigo e você pode aplicá-lo no seu dia a dia e eu estou aqui para te ajudar.

Escolha datas que fortaleçam suas intenções, evite datas que possam te levar a frustração e viva de acordo com o ritmo do cosmos.


Dica!♥


Uma vez por ano há uma lua nova no seu signo. Independentemente de ela ser antes ou depois do seu aniversário, ela é de suma importância para plantar seus projetos e intenções para o próximo ano. Ideal para fazer seu mapa dos sonhos. Esse período é muito carregado de boas energia para você, aproveite!


Quando a lua está no seu signo solar seu poder pessoal está em ápice. Você é sua melhor versão. Ótimo para agendar reuniões ou qualquer outra coisa que exija o seu melhor.


Então é só juntar o significado do planeta com as características do signo e saber quanto tempo ele estará ali impactando nosso cotidiano. Veja onde você tem aquele signo nos seu mapa e acompanhe.


Elementos


O elemento do nosso signo Solar é o combustível que precisamos para nos sentirmos vivos.


Signos de fogo (ÁRIES, LEÃO E SAGITÁRIO) precisam de metas, de aspirações, de movimento ou um trabalho que seja fisicamente exigente e ativo.


Signos de água (CÂNCER, ESCORPIÃO E PEIXES) precisam entrar em contato com as emoções, viver os próprios sentimentos, se envolver emocionalmente com qualquer coisa que estejam fazendo. É importante que escolham atividades e trabalhos que possam lhe dar espaço para a expressão emocional.


Signos de Terra (TOURO, VIRGEM E CAPRICÓRNIO) precisam assumir deveres e obrigações materiais, precisam se organizar, pois o desafio de enfrentar o mundo como um todo estimula suas energias mais positivas e alimenta sua necessidade de expressão através de realizações práticas.


Signos de Ar (GÊMEOS, LIBRA E AQUÁRIO) necessitam de constante relacionamentos, do envolvimento social que lhes ofereça um canal para expressão das ideias ou de um tipo de trabalho que traga estímulo e liberdade intelectual.


Post sobre os elemento: clique aqui.


Signos


O seu signo é sua missão, é o seu propósito saber lidar com os aprendizados deste arquétipo , o elemento (ar, água, fogo e terra), e a qualidade (cardinal, fixo ou mutável) . Luz e sombra, energias mais altas e mais baixas. Por isso eu te indico ler bastante sobre o seu signo solar, signo é energia, arquétipo e não adjetivo. Abaixo vou deixar uma breve análise minha sobre elementos e qualidades:


O signo solar é o mais visível do mapa astral. Ele é o centro da nossa personalidade. Nós demonstramos facilmente o sinal solar com atitudes, pois temos a necessidade de expressá-lo. Tanto as nossas maiores qualidades quanto os nossos maiores desafios estão fortemente ligadas a ele.


Uma pessoa que nega o signo solar nega a si mesmo e acaba se perdendo.  Uma pessoa que não lida bem com seu signo solar acaba tendo vários problemas relacionados a autoestima, já que ele simboliza a nossa essência.


Mais sobre os signos:


As características, energias são definidos por:

Qualidades – formas de expressão – Cardinal, fixo e mutável

Elementos – descrição do temperamento básico – água, ar, terra e fogo

Polaridades – padrão de reação – positiva ou negativa


Polaridades


Signos positivos (yang) – são mais extrovertidos, objetivos e assertivos.

Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem


Signos negativos (yin) – são mais introvertidos, subjetivos e e receptivos.

Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário, Peixes


Qualidades


Signos cardinais – são os signos empreendedores. Dão início às mudanças e fazem as coisas acontecerem.Áries, Câncer, Libra e Capricórnio


Signos fixos – São os que consolidam e preservam as mudanças. São focados e determinados, por muitas vezes teimosos e cristalizados. Touro, Leão, Escorpião e Aquário


Signos mutáveis – São os mais flexíveis e versáteis. Se adaptam e se ajustam. Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes


Elementos


Fogo – motivação, alto astral, impulso e alegria.

Terra – realização e praticidade, estabilidade e bom senso.

Ar – interação, troca, sociabilidade e intelecto.

Água – emoção, sentimentos e intuição.


Opostos Complementares


Eixo cardeal Áries x Libra - fogo e ar - FORÇA CRIADORA

Liderança, coragem, independência X Ponderação, equilíbrio, diplomacia


Áries é coragem, ação, a energia da própria vontade. Age com impulso e defende a vontade do Eu.

Libra é harmonia, beleza e justiça. O colaborar em prol do outro e das relações.


Quando Áries olha só pra si e quer defender suas vontades e seus próprios interesses a qualquer custo a vida traz lições de olhar para o outro, pois por trás de toda essa impulsividades mora um poço de insegurança. E quando Libra olha sempre para o outro sem olhar para as suas vontades, a vida traz lições para se enxergar e reconhecer as próprias necessidades sem ferir o outro e ter poder de decisão.


Equilibrar entre o agir e o ceder, a capacidade de saber a hora certa de dizer não ao outro e sim para si.


Eixo fixo Touro x Escorpião - terra e água - TRANSFORMAÇÃO

Doçura, firmeza e perseverança X Desapego, intuição e profundidade


Touro é a constância, a perseverança e a concretude das coisas. Age com cautela e busca estabilidade.

Escorpião é transformação, desapego e regeneração. Age intensamente e sente.


Touro quer manter e desfrutar todas as conquistas, e Escorpião sabe da necessidade de constantes renovações.


Escorpião tem que ser mais manso, pegar o zelo e doçura de Touro e ao contrário também, Touro precisa saber que processos de limpeza e desapego são necessários para não agir com desmedida  e agressividade. Quanto mais se acumula mais se tem a perder.


Equilibrar apego e desapego, a capacidade de lidar com a transitoriedade da vida.


Eixo mutável Gêmeos x Sagitário - ar e fogo - EVOLUÇÃO

Comunicação, adaptação e curiosidade X Foco, metas e objetividade


Gêmeos é a curiosidade, o movimento da vida, o dom da palavra. Um geminiano sabe bem como é viver os dois lados da moeda e pode se perder na infinidade de interesses e sua curiosidade por vez o impede de ter foco.


Sagitário fala das leis, da filosofia, das religiões. O sagitariano tem o dom de enxergar mais longe e viajar nas estradas do seu labirinto mental, o importante é percorrer o caminho apontando sua seta para um caminho, seja ele físico, intelectual ou espiritual.


Gêmeos pode dispersar demais, quer experimentar de tudo. Sagitário precisa se adaptar, existem vários caminhos para chegar onde quer. Fazer o uso da inteligência para chegar no alvo.


Aqui entra o fato de construir metas baseados no equilíbrio entre a fé e a razão, conhecer um pouco de tudo traz noção de mundo e ampliação de consciência e visão para seguir no caminho da sua verdade.


Eixo cardinal Câncer x Capricórnio - água e terra - ETERNIDADE

Sensibilidade, afetividade e zelo X Racionalidade, confiança e praticidade


Câncer é sensibilidade, conservação das coisas emocionais. Um canceriano sabe muito bem acolher e cuidar e costuma idealizar muito mais do que realizar e tende a buscar lembranças que os mantenha confortável. A sua sombra é a dureza muitas vezes representada por um tom de indiferença, quando não nutre a si primeiramente.


Capricórnio é segurança, razão, responsabilidade.Um capricorniano sabe bem sobre determinação para alcançar seus objetivos, leva a sério aquilo que se determina a fazer, mas isso não significa ausência de afeto, são doces mas preferem manter as emoções mais escondidas, e demoram para admitir suas inseguranças.


Cancerianos não podem esquecer de enxergar a sua força e confiar em si mesmo, olhar para o presente com os pés no chão. E capricórnio precisa suavizar para aliviar a dureza e auto cobrança. O dia a dia e o trabalho podem ser leve.


Eixo fixo Leão x Aquário - fogo e ar - AMOR

Criatividade, autoestima e magnetismo X Humildade, altruísmo e fraternidade

Leão visa tudo ao seu redor focando no próprio coração, não duvida do próprio viver e busca por reconhecimentos, e sua sombra mora no medo de assumir que falhou e a rejeição. Quando essa polaridade se equilibra no coração de um leonino, ele se torna o mais nobre, generoso e humano.


Aquário é a distribuição, a liberdade e pode sentir o peso da humanidade nas suas costas e sua sombra é o egocentrismo, reconhecer sua importância, a força da sua individualidade é o primeiro passa para que o coletivo funcione bem.


A medida do dar tem que ser a mesma do receber. Aquário tem que lembrar que o que importa realmente está dentro dele. E Leão a compreender o todo, doar de forma generosa a sua parcela para o coletivo.



Eixo mutável Virgem x Peixes - terra e água - SERVIR

Praticidade, criticidade, discernimento X Compaixão, sensibilidade, aceitação


Virgem é observação, crítica, sabe ver e melhorar as coisas como ninguém, é a busca pelo aperfeiçoamento e muitas vezes pela perfeição, e saber que a perfeição não existe será seu trunfo para iluminar a sombra.


Peixes é sensitivo, gosta do mundo das fantasias e sonhos.

Virgem quer aprender, ver o que tá certo e tá errado. Peixes é intuitivo, o que pode trazer falta de paciência com as coisas palpáveis da vida.


Para que Virgem construa, esse aperfeiçoamento ele tem que ver além, precisa ter calma, não pode forçar. E o pisciano precisa colocar o pé no chão, não dá pra viver só no mundo da imaginação.É  o servir, a compaixão no mais alto nível de doação para obtermos o equilíbrio entre estas energias. 


Mudar as pequenas ações, os pequenos detalhes (rotinas), traz mudanças significativas na unidade (sonhos).


Gostaram???

Ficou alguma dúvida?

Deixa nos comentários ;)

173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo