• Tabatta Inspira

Óleos essenciais e seu poder de cura

Atualizado: 15 de Jun de 2020

Muitas pessoas estão à procura de soluções fitoterápicas no que diz respeito à saúde e à cura de algumas doenças, buscando meios de que se diferem da medicina formal.

Neste contexto, encontramos os óleos essenciais que são formulados com a finalidade de ser uma prática terapêutica utilizando produtos naturais de boa qualidade para sua confecção.

Os óleos essenciais são um meio pelo qual é possível tratar problemas de cunho psíquico e físico, e são a busca para quem deseja maior qualidade de vida.


Para que serve os óleos essenciais?


Os óleos essenciais são compostos que terpenos, ou seja, substâncias voláteis naturais que são de origem vegetal, essas substâncias são secretadas pelos vegetais e consistem em ligações de carbono que podem ser encontrados em pinheiros, eucaliptos, frutas cítricas, roseiras e coníferas.


Sua produção se faz pela sintetização destes elementos liberados pelas plantas, com técnicas de extração não somente da planta propriamente dita, mas também, de folhas, raízes, sementes, troncos de plantas, flores e frutos, que darão origem a outros compostos químicos como a Vitamina A, o escaleno, o mentol, cânfora, limoneno e farnesol, podendo ser reagentes com os componentes encontrados na atmosfera tais como: hidróxidos, ozônios e carbono.


Neste sentido os óleos essenciais servem como antissépticos, anti-inflamatórios, antibacterianos, diuréticos, expectorantes, tratamento na diminuição de espasmos e trato gastrointestinal, ótimos contra a insônia, podendo ser ainda, aditivo alimentar além da sua capacidade de limpeza e higienização do ar.


A arte de extração de óleos é milenar, sendo utilizado por várias gerações onde seu conhecimento foi repassado através das culturas e gerações, não podendo se dissociar de uma rica herança deixada por nossos ancestrais nos primórdios de seus conhecimentos.



Por que essencial?


Os óleos essenciais, assim são chamados devido ao fato de que eles permitem uma melhor qualidade de vida daqueles que o utilizam, eles tem a capacidade de transformar a saúde do ser humano de maneira natural trazendo muitos benefícios a ele.


Além de auxiliarem na cura de muitas doenças, eles permitem que o ser humano ainda solucione problemas tais como a infestação de insetos agindo como repelente, além de atuarem contra a manifestação de pragas no meio agrícola.


Eles também servem como purificadores de ar e higienizadores, o que proporciona um ambiente livre e saudável evitando muitas doenças.


Desta maneira, eles são essênciais para nossa vida, estando presentes na resolução dos mais variados problemas da natureza humana.


Além disso, são naturais, o que não expõe nossa saúde aos riscos existentes quando realizamos uma compra de produtos químicos.


São essenciais, porque ajudam o ser humano a conviver e solucionar algumas adversidades encontradas na vida, e podem ser a melhor opção. São também indicados para todas as idades, desde crianças até pessoas mais idosas.




Como é feita sua extração

A extração de óleos essenciais pode ser realizada de várias maneiras distintas tais como:

- Destitação a vapor: é por meio dela que a maioria dos óleos essenciais são produzidos. Que consiste em submeter o material vegetal, a exemplo de folhas, raízes, ramos, gramíneas, flores, ao vapor d’água, que passa pela planta, e leva com ele o óleo que está dentro dela, ele então, vaporiza-se com o choque térmico, onde encontrará o condensador, resfriando e voltando à fase líquida.


- Prensagem a frio: consiste em um método bastante utilizado na extração de óleos essenciais de frutos cítricos, podendo ser realizado pelos fabricantes de suco, que através de uma prensa hidráulica, esmaga a fruta e com ela é sai o óleo essencial, que é separado do suco por meio de jatos d’água.


- Hidrodestilação: consiste em um método muito lento, utilizado por laboratório que consiste em mergulhar a matéria prima na água com temperatura inferior a 100º C, evitando assim, que outros componentes sensíveis à altas temperaturas sejam perdidos.


- Enfleurage: enfleurage ou enflorarão consiste em um método de extração de óleos essenciais lento e bastante caro de matéria primas mais frágeis tais como rosa, violeta e jasmim, onde as pétalas das flores são picotadas e colocadas sobre placas de vidros forradas por gordura animal, que vai funcionar como uma esponja, este processo se repete por várias semanas onde as pétalas são substituídas a cada 24 horas. Após todo esse processo, a gordura que a este ponto está saturada de óleo, é filtrada e destilada e partir daí obtém-se um óleo que pode ser misturado com o álcool passa por outro processo de destilação que dará origem ao óleo.


- Extração por solventes: este método consiste em um processo pelo qual os óleos essenciais são extraídos da matéria prima através de solventes específicos, dando origem primeiramente a um produto concreto: primeira fase, e posteriormente o absoluto: que consiste na fase final da produção do óleo, este tipo de extração também é muito indicada para matérias primas frágeis, como é o caso do jasmim.


- Fluídos supercríticos: este tipo de extração de óleos essenciais consiste em um processo industrial, cujo qual se destacou nos anos 70, sendo uma tecnologia limpa que mantém toda a integridade de uma matéria prima. Nela os gases de CO2 são elevados até uma determinada pressão e temperatura agindo como solventes, podendo ser chamados de supercríticos, a partir daí a biomassa é colocada em um cilindro com o gás que passa a dissolver o óleo, dando origem aos óleos essenciais.



Como utilizar os óleos essenciais?


Os óleos essenciais podem ser utilizados de diversas maneiras na vida humana, através de vapores, inalações e absorção da pele, tais como:


-Em banhos de Imersão

- Em Inalações

- Auxiliando em massagens

- Aromatização ambiental

- Spray

- Compressas



O poder de cura dos óleos essenciais


Os óleos essenciais também são muito conhecidos devido ao seu grande poder de cura.

Eles causam bem estar completo do indivíduo e possuem ações específicas para cada tipo de comorbidade ou necessidade do ser humano, e, por ser uma arte milenar passada de geração para geração comprouve-se seu poder de eficiência:


- Quando inalados, chegando até o sistema nervoso e dando comandos que irão ser executados em todas as partes do corpo, no que diz respeito à ações calmantes, de ativação do sistema autoimune e entre outros


- Quando aplicados sobre a pele, que terão sua eficiência comprovada através da absorção da derme, que irá agir de acordo com o propósito de poder de cura daquele óleo.




É muito importante adquirir produtos de confiança, 100% orgânicos, naturais e veganos, com certificado de nível de pureza, e por isso eu indico os óleos da empresa doTerra, que você pode adquirir diretamente no meu site: 

https://www.mydoterra.com/tabatta/










28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo